19 de julho de 2007

Quero ver você vencer no jogo de Damas!

Depois de mais de 18 anos de esforços, cientistas canadenses conseguiram programar todas os 500 bilhões de combinações possíveis do jogo de damas, realizando um avanço considerado importante para a inteligência artificial.

Esse software impossível de ser vencido, batizado de Chinook, foi concebido pelo professor de ciências de informática da Universidade de Alberta, no Canadá, Jonathan Schaeffer, com uma equipe de programadores da instituição. O lançamento do computador é objeto de um estudo publicado na revista americana "Science" de 20 de julho.

Finalizado em abril, o Chinook permite jogar até registrar um empate se o opositor jogar perfeitamente, mas o computador jamais será vencido, explica o pesquisador. "É um verdadeiro avanço no domínio da inteligência artificial", de acordo com Jaap van den Herik, editor da renomada revista "International Computer Games Journal".

"Nós subimos muitos degraus em matéria de tecnologia da informática e inteligência artificial", considerou Schaeffer. Confessando-se um "medíocre jogador de damas", o cientista explicou que criou o Chinook para explorar as capacidades atuais de tratamento e de memória de computadores e também para determinar o melhor meio de incorporar os princípios da inteligência artificial no jogo de damas. Ele recorreu à experiência dos melhores jogadores mundiais para elaborar este programa.

Processo

Cerca de 50 computadores foram utilizados cotidianamente a partir de 1989 para esta pesquisa que, em seus momentos de atividade máxima, tinha 200 máquinas em pleno funcionamento, detalhou o pesquisador.

"Nós empregamos os conhecimentos atuais na aplicação da inteligência artificial em seu limite extremo, substituindo os conhecimentos humanos empíricos pelos matemáticos", afirmou Schaeffer.

Este programador lançou o projeto Chinook com o objetivo inicial de ganhar o campeonato mundial de damas. Em 1990, ele obteve o direito de participar. Em 1992, o Chinook perdeu na final, mas em 1994 se tornou o primeiro computador a ganhar um título mundial numa competição. Esta vitória sem precedentes foi registrada no Guinness Book. O Chinook continuou invencível no campeonato mundial até sua "aposentadoria" em 1997.

Mas Jonanthan Schaeffer queria criar um programa absolutamente imbatível e retomou trabalhos em 2001, uma vez que a capacidade dos novos computadores aumentou consideravelmente.

"Conhecer todas as combinações do jogo de damas foi minha obsessão por mais de 20 anos e é muito satisfatório ter conseguido isso", revelou o professor.

O pôquer é a mais recente paixão de Jonathan Schaeffer. Com seu software de jogo Polaris, ele deve confrontar dois jogadores profissionais em 24 e 25 de julho em Vancouver durante a conferência anual da organização pela promoção da inteligência artificial.

Você se garante? =D

16 de julho de 2007

Jogo Viciante

Pra quem tem tempo livre, ou quer se divertir, esse jogo é uma boa pedida, bem interessante:
Avoider
Nesse jogo você tem que impedir que o carinha pegue o ponteiro do seu mouse. Bastante doivertido!

6 de julho de 2007

Dia Debian 2007

GUDAM, O Samurai Debian

Está para acontecer mais um evento de Softare Livre em Manaus, o já conhecido "Dia D 2007" (Dia Debian 2007).

Organizado pelo GUDAM (Grupo de Usuários do Debian do Amazonas), este evento de cunho social visa a maior integração entre a comunidade de Software Livre local e a difusão de conhecimentos entre os participantes.

O evento irá ocorrer no dia 18 de Agosto de 2007, de 8:00h à 19:30h, nas instalações da UEA, unidade Escola Superior de Tecnologia(antiga UTAM), Av. Darcy Vargas 1200. A entrada para o evento é dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para a instituição de caridade Casa Andréa do Amazonas, mas deve-se preencher um formulário de cadastro no site do GUDAM.

Maiores informações: www.GUDAM.org.
Contamos com a presença de todos.

Viva ao Software Livre!

3 de julho de 2007

Empresa brasileira para fazer frente à Microsoft e ao Google



A empresa brasileira Orolix, provedora de acesso à internet, parecer estar querendo fazer frente ao Google e à Microsoft.

A Orolix criou um e-mail de 5GB de espaço, o que supera os 2,8GB do Google, feito em AJAX, o qual é o mesmo sistema que o Google usa no GMail.

Outro ponto positivo sobre a Orolix é que ela paga aos seus usuários dependendo de quanto tempo eles navegam usando seus serviços. O pagamento é efetuado utilizando um sistema monetário próprio (que é utilizado somente pelo seu site) o qual pode ser convertido em dinheiro, que é depositado direto na conta bancária, ou em crédito de celular, que é cadastrado no momento da inscrição no site.

Para obter um cadastro na Orolix é necessário ser convidado, você pode pedir a algum conhecido que seja cadastrado no site ou pode procurar algum site que forneça esses convites automaticamente.

Particularmente eu usei e gostei, mais ainda por ser uma empresa brasileira.
Se você quiser visitar o site e conhecer mais o endereço é: www.orolix.com.br