30 de maio de 2007

ESLAM 2007

O ESLAM, Encontro de Software Livre do Amazonas, é um evento que reúne a comunidade de software livre para a discussão de vários assuntos, tendo todos eles uma base em comum: o Software Livre.

Em sua 4ª versão o ESLAM trouxe várias celebridades de várias Fundações importantes para o Software Livre, dentre elas estava Jon "Maddog" Hall, presidente da Linux International. Tive a oportunidade de tirar uma foto com ele, e, logicamente, não pude desperdiçá-la:

Notrev e Maddog

Neste encontro houveram palestras que faziam você se sentir orgulhoso por fazer parte dessa comunidade que só tende a crescer, uma comunidade com seus princípios baseados no compartilhamento do conhecimento e das idéias, baseada no companheirismo, com pessoas que não deixariam você na mão.

A todos que ainda não conhecem o Software Livre, seja ele qual for: Linux, FreeBSD e etc..., eu digo a vocês que procurem conhecer, pois o Software Livre está cada vez mais tomando o mercado, deixando softwares proprietários de lado, procurem, também, conhecer a filosofia deste, tenho certeza de que irão gostar!

Procure pela internet a comunidade da sua cidade e faça parte dela, você só tem a ganhar!

Viva ao Software Livre!

21 de maio de 2007

Sistema de Banners Rotativos [JavaScript]

Há algum tempo eu estava procurando um sistema de Banners Rotativos e ainda não havia encontrado, mas graças à minha insistência eu achei um sistema feito em JavaScript bastante simples que altera o banner toda vez que a página é recarregada, clique no link para vê-lo:

Código do Banner_Rotativo

Para utilizá-lo em seu site ou blog faça o seguinte:
1 - Copie e cole o código em um editor de texto (Bloco de notas no Windows, Gedit/Kedit no Linux);
2 - Salve o arquivo com a extensão *.js (ex: banner_rotativo.js);
Depois disso abra a página do seu site e coloque a linha de código contida o link abaixo no local onde você quer que fique o banner:

Comando de chamada do Banner Rotativo


Fazendo as alterações necessárias:
Na linha:

" numero_de_imagens = 2 "

Altere o 2 para a quantidade de imagens desejada;
Ao adicionar mais imagens deverão ser adicionados, também, mais blocos if(numero == n){...}, alterando o valor de n em sequência.

No bloco:

if (numero == n){
banner = "banner_n.png"
link = "http://www.link-n.com"
alvo = "out"
texto= "Banner_n"
}

Altere:
" banner = "banner_n.png" " colocando o caminho da imagem;
" link = "http://www.link-n.com" " colocando o link para onde será redirecionado;
" texto= "Banner_n" " colocando o texto que irá aparecer ao passar o mouse por cima do banner;

16 de maio de 2007

Testes para Geeks

Visitando o Blog de um amigo, o Rodrigo Belem's Journal, Vi o link para um teste chamado: "Qual linguagem de programação é você?"(Which programming language are you?). Fiz e não gostei muito dos resultados =P, mas vou disonibilizar os links aqui:

Obs: Todos os testes estão em inglês.

- Qual linguagem de programação é você?
- Que SO é você?
- Que extensão de arquivo é você?
- Que WebSite é você?

Enjoy!

8 de maio de 2007

A filosofia do Software Livre

Visitando o site do Projeto Software Livre Brasil(PSL Brasil) vi esse texto e achei muito bom, recomendo que todos leiam, aos iniciantes do Software Livre, aos veteranos e àqueles que não gostam ou nainda não o conhecem.

Software Livre é uma questão de liberdade. São softwares que respeitam sua liberdade individual e a da comunidade que o rodeia. O Software Livre é definido pelas liberdades de usar, estudar, adaptar e distribuir o software, com ou sem modificações. Estas liberdades são essenciais para uma convivência em uma sociedade justa baseada no compartilhamento do conhecimento, na ajuda mútua e na igualdade de oportunidades. Qualquer software que respeite as 4 liberdades fundamentais é Software Livre. Ao contrário do que muitos pensam, Software Livre não é somente software licenciado sob a GPL. Existem muitas licenças Livres.

Quando utilizamos Software Livre, aceitamos a participação nesta comunidade em pé de igualdade. É exatamente o contrário do que acontece quando aceitamos licenças de software proprietário. Estas licenças proprietárias cerceiam suas liberdades, e fazem que os valores fundamentais de compartilhar de nossa sociedade passem a ser vistos como algo indesejável.

Aceitando uma licença de software proprietário, estamos aceitando usar um conhecimento que "pertence" a alguém que não nos quer deixar aprender. Nosso acesso a este conhecimento é limitado exatamente para criar uma forma de controle sobre nós. Estas licenças desrespeitam as suas liberdades, e também desrespeitam as pessoas que convivem com você, impondo uma divisão entre o que pode e o que não pode ser conhecido por você e seus amigos, hierarquizando o acesso ao conhecimento.

Algumas dessas licenças ainda proíbem explicitamente que você empreste este programa aos seus amigos, fazendo com que o convívio em sociedade se torne algo egoísta e praticamente impossível. Quem nunca emprestou um livro ou uma revista a um amigo ou amiga?

Ok, agora você vai pensar: "mas essa coisa de Software Livre tá começando a parecer complicada!" Você nem imagina o quanto. Além dos nossos inimigos declarados, há também outros perigos mais difíceis de identificar.

Dada a crescente quantidade e qualidade de Softwares Livres disponíveis, têm começado a surgir alguns sistemas que chamamos híbridos. Estes sistemas têm a característica de incorporar software proprietário e Software Livre. Por exemplo, algumas distribuições GNU/Linux publicam software (inclusive firmware) proprietário em um sistema majoritariamente composto por Software Livre. Muitas vezes não advertem claramente os usuários sobre esta situação. Esta prática esconde alguns perigos ao fazer com que os usuários pensem que estão vivendo em liberdade quando na realidade não estão. E é muito provável que eles somente saibam disso quando necessitarem dessas liberdades, e então poderá ser tarde demais.

Felizmente, graças ao trabalho árduo de ativistas do Software Livre, estamos no caminho de eliminar estes perigos. Exemplos disso são iniciativas de criação de distribuições GNU/Linux 100% Livres, tais como gNewSense (Ubuntu Livre), BLAG (Fedora Livre) e Ututo, uma distribuição independente e Latino-americana! Recentemente, Ubuntu anunciou que terá uma alternativa 100% Livre às suas atuais apresentações híbridas. É preciso lembrar que, uma vez instalado, pode ser complicado o trabalho de identificar e remover o software cuja licença não respeita nossa liberdade, especialmente para os mais novatos. http://www.gnu.org/links/links.html

É sempre importante lembrar que viver em liberdade não é como ganhar um presente pronto. Liberdade necessita de manutenção, e também de compromisso. Todos os dias crescem os interesses em limitar as liberdades individuais e coletivas, como forma de controlar e lucrar com esta posição de controle. Por isso decidir viver em liberdade é decidir assumir uma luta diária de não aceitação do caminho que pode até parecer mais fácil a curto prazo, mas que a longo prazo pode custar demais. Não só para você, mas para todas as pessoas. E não somente com relação a software.

Algumas pessoas (talvez lamentavelmente muitas) não vêem o perigo de aceitar uma licença proprietária em troca de garantir a usabilidade dos seus sistemas. Estas pessoas, sem querer, formam massa crítica que, ao renunciar parte de suas liberdades, contribui para debilitar a tarefa de sua defesa. Esta atitude não favorece a compreensão dos princípios do Software Livre a novos membros da comunidade, debilita nossos pedidos frente a provedores abusivos e, em geral, frente a uma indústria tão poderosa quão pouco apegada à ética no seu desenvolvimento.

Ao diminuir a importância dessas liberdades em favor de aspectos práticos, se acaba dificultando a tarefa de reforçar que liberdade é algo assencial. E todos nós sabemos o quanto é essencial.


Fonte: http://www.softwarelivre.org/news/9265

7 de maio de 2007

Declarações polêmicas de Bill Gates e Steve Ballmer

Eis aqui algumas declarações polêmicas de Bill Gates e do CEO da Microsoft: Steve Ballmer.
Ballmer:

“Não há chance de o iPhone ganhar qualquer participação de mercado significativa. Nenhuma chance. É um item subsidiado de 500 dólares”, apontou.

“Existe uma supervalorização dos papéis de tecnologia absurda. Eu incluiria as ações da nossa companhia nessa categoria. Isso é ruim em longo prazo para a economia.”

“Meus filhos em várias situações são mal comportados como muitas outras crianças. Mas pelo menos em uma situação eu fiz uma lavagem cerebral com eles: não usem Google e não usem iPod”

“O Google não é uma companhia real. É uma casa feita de cartas”

“Eu não tenho certeza de que os blogs são necessariamente a melhor ferramenta para dar uma turbinada em qualquer coisa que seja. As pessoas querem blogar por várias razões, e isso pode ou não ser representativo”

“Nós não temos um monopólio. Nós temos participação de mercado. Existe diferença”

Sobre o Linux:
“O Linux não está em domínio público. O Linux é um câncer que se une a um senso de propriedade intelectual em tudo que toca. É assim que a licença funciona”

“Queremos ter o retorno econômico apropriado [patentes sobre o Linux] para nossos acionistas a partir de nossa inovação”,

Bill:

“Ei, eu nunca falei para ninguém comprar minhas ações. Além disso, ninguém está menos feliz (sic) do que eu com o desempenho dos papéis da Microsoft. Eu perdi dezenas de bilhões de dólares nesse ano – se você checar, vai ver que isso é muito mais do que aquilo que a maioria das pessoas ganha durante a vida toda”

“Essa coisa antitruste vai acabar”

“Na Microsoft existem várias idéias brilhantes, mas a imagem é que todas elas vêm do topo. Temo em dizer que não é bem assim”

“Eu tenho 100 bilhões de dólares. Você acredita que eu poderia gastar 3 milhões de dólares por dia, todos os dias, pelos próximos 100 anos? E isso se eu não ganhar mais nenhum centavo. Vou te dizer uma coisa: vou comprar seu braço direito por um milhão de dólares. Eu vou te dar um milhão de pratas e decepo seu braço aqui mesmo” [Macabro!]

“Se a GM tivesse acompanhado a tecnologia como a indústria da informática fez, estaríamos todos dirigindo carros de 25 dólares com 1000 MPG”

“Propriedade intelectual tem a vida útil de uma banana”

“Vamos encarar uma coisa: o usuário médio de computador tem o cérebro de um macaco-aranha”

Sem comentários...

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/05/04/idgnoticia.2007-05-04.7586290937